Rss Feed

Sócrates e a Blogosfera

Sempre na vanguarda das novas tecnologias e da sua utilização na política, o deputado Jorge Seguro, em conjunto com Rui Grilo e o jornalista Paulo Querido, convidaram o Primeiro-Ministro e Secretário-Geral do Partido Socialista, José Sócrates, para um encontro com bloggers, ao estilo de uma conferência de imprensa. A blogconferência teve lugar na Segunda-feira dia 27 de Julho, pelas cinco horas e meia da tarde, na Cantina Lx Factory em Lisboa.

José Sócrates chegou ao local e, acompanhado por Carlos Zorrinho, responsável pelo Plano Tecnológico, aprontou-se a cumprimentar os vinte bloggers presentes no encontro, que aguardavam o início da conferência sentados à volta de uma mesa em “U”, com os computadores portáteis ligados à Internet, prontos para colocarem as suas questões.
Paulo Querido, pivô e moderador da conferência, deu início à sessão, colocando desde logo a sua questão para José Sócrates. No twitter, em simultâneo, criticava-se o facto de a transmissão do encontro na Internet ter falhado, o que ainda não foi explicado. Paulo Querido, Jorge Seguro e Rui Grilo lamentaram a falha técnica que impossibilitou os ausentes da Cantina Lx Factory da visualização da conferência. Os presentes, por seu lado, sobretudo os bloggers, contribuíam através dos seus twitters pessoais para a transmissão das ideias da conferência, utilizando a hashtag #BlogConf, um dos trending topics do dia entre os twitters portugueses.

O calor apertava. A Cantina, um espaço agradável e subtil, convidava a uma tarde tranquila e produtiva, que acabaria por se prolongar para o início da noite. Carlos Zorrinho tirou a gravata, a uma certa altura; José Sócrates desapertou ligeiramente a sua. Com o passar do tempo e o desaparecimento do sol no horizonte, as luzes da Cantina acenderam-se, e o som dos comboios a passar foi dissimulado progressivamente pela conversa interessante que se desenrolava no interior do espaço.
As questões para o Primeiro-Ministro sucederam-se, sempre num ambiente leve, informal, com algum humor à mistura e a maior descontracção possível, mesmo durante as intervenções dos bloggers ditos “de direita”. José Sócrates afirmou logo no início: “Dizem que os blogues falam mal de mim, e eu quis verificar isso e ter oportunidade de me defender.” Durante mais de quatro horas, os bloggers presentes intervieram com as suas questões. Mais do que uma conferência, a sessão tornou-se uma conversa, uma espécie de debate ponderado, com troca de ideias e de opiniões. Interrompido sucessivamente pelo pivô, preocupado com os seus discursos alongados, José Sócrates respondia prontamente: “Eu tenho tempo…”.

No seu twitter, Jorge Seguro revelou também que estas iniciativas promovem a democratização da política. No final do encontro todos puderam afirmar que, efectivamente, uma sessão de esclarecimento como aquela blogconferência aproxima a política dos cidadãos e contribui para uma elucidação directa dos objectivos que, neste caso específico, o Partido Socialista enumera para a próxima legislatura, caso vença as eleições. Da economia ao ambiente, da cultura à ciência, das politiquices às medidas relevantes, José Sócrates mostrou-se disponível para responder às questões dos bloggers e conversar sobre políticas levadas a cabo e políticas a trabalhar nos próximos anos. Aqui fica a
lista dos participantes, entre os quais se inclui este blog (que, ao contrário do que se diz na comunicação social, não se chama Cronistas Para Mais Tarde Recordar… o endereço é
www.cronicasparamaistarderecordar.com, o nome do blog é From Here To Eternity :D). Esclarecimento: a comunicação social, e o próprio José Sócrates, referiram diversas vezes que os vinte bloggers eram os principais do país, os mais famosos de Portugal. A verdade é que eram, simplesmente, os que primeiro se inscreveram no site http://blogconf.org/ , e nada mais do que isso. Fica o esclarecimento.

Mais do que uma possível acção de campanha, mais do que uma simples conferência de perguntas e respostas, a #BlogConf foi um encontro de José Sócrates com alguns dos bloggers portugueses que se mostram interessados pela política e pelo que se faz no país. Escreveu-se, de novo, uma página na história, e a iniciativa, abraçada pela maioria como esclarecedora e frutífera, criou a expectativa de uma possível repetição. Tendo em conta o sucesso desta “primeira vez”, excepto no que respeita à transmissão na Internet, a ideia ficou em aberto.

Aqui ficam algumas notícias referentes à blogconferência:

SIC ; Jornal de Notícias ; Jornal de Negócios ; TSF ; Correio da Manhã ; EPA.

Os vídeos da blogconferência podem ser vistos aqui:


Agradecimento a Ana Martins e Rui Grilo pelas fotografias. E agradecimento especial a Jorge Seguro, Paulo Querido e Rui Grilo pela organização da iniciativa.

2 comentários:

EcoTretas disse...

Então também a enganou a si??? Fique a saber que Portugal não tem, nem nunca teve, a maior central fotovoltaica do mundo...
Ecotretas

Anónimo disse...

Para quando a próxima crítica cinematográfica no Red Carpet? Por exemplo sobre "O Barco do Rock".