Rss Feed

Missão Croquete - Twitter alarga horizontes

O twitter continua a surpreender, todos os dias. Não, não se tornou uma moda passageira, como todos pensavam que aconteceria. Não, os seus membros não deixaram de passar metade dos seus dias na rede social que parece constituir um vício eterno. Pelo contrário. O conceito está mais vivo do que nunca, as conversas via twitter estão cada vez mais difundidas, e as utilizações do serviço diversificam-se a cada dia que passa. Hoje, pela primeira vez na história do twitter, um grupo de oito pessoas foi esperar uma outra, apenas conhecida no twitter, ao aeroporto. Será a amizade nas novas tecnologias?

João Tiago Calviño, mais conhecido por @Calvas, regressava hoje a Portugal vindo de um longo período a viver no Dubai, por motivos profissionais. A emoção do regresso mesclava-se com a mágoa do fim de um ciclo importante na sua vida, mas a ânsia de voltar a ver o seu país falava mais alto. Durante a sua estadia no Dubai, os amigos que conheceu através do twitter ajudaram-no a relembrar Portugal e a preparar o retorno, nove meses depois. A chegada a Frankfurt, uma das etapas do regresso, aconteceu cerca das seis horas da manhã, hora portuguesa. Só faltava mesmo aterrar no aeroporto da Portela e chegar a casa, por volta das onze horas e meia. Entretanto, e sem @Calvas suspeitar de tal coisa, alguns dos seus amigos twiterianos preparavam uma recepção para o «emigrante» na Portela, desde as onze horas e pouco. Com rissóis, cerveja, uma mesinha onde colocar os aperitivos e pequenos cartazes a dizer «Missão Croquete» e «@Calvas, estamos aqui!», a designada Comissão de boas-vindas a João Calviño preparava-se para surpreender e receber de braços abertos o amigo que apenas conheciam do twitter, e que chegaria no voo TP 6700 FRANKFURT.

Pedro Aniceto, um dos amigos que se deslocou ao aeroporto, afirma que a ideia da Comissão de boas-vindas surgiu há meses atrás, «com uma conversa sobre caracóis em que ele disse que tinha era saudades de comer rissóis». Assim, «eu prometi-lhe uma travessa de rissóis no Aeroporto. Hoje cumpriu-se a promessa». Para além dos prometidos rissóis, a mesinha e as ‘minis’ não faltaram na recepção. Inês Ribeiro refere que «sempre que se falava de comida, o @Calvas babava; quando íamos aos petiscos, o @Calvas salivava». E hoje aconteceu o encontro, com os aperitivos à mistura – «só faltou os caracóis», acrescenta.
Paula Pico confirma: «Por brincadeira nasceu a ideia… e hoje foi o cumprir da promessa». @Calvas diz ainda que a brincadeira começou quando o grupo fez uma petiscada com a Alberta Marques Fernandes e ele próprio disse que, quando regressasse, tinham de combinar uma refeição juntos, ideia que recebe a confirmação de Joel e Sandra Silva, também membros da Comissão de boas-vindas.

@Calvas confessa que não esperava a recepção, e que nem sabe muito bem como se sentiu ao ver os amigos twitterianos à sua espera no aeroporto, com cartazes de boas-vindas e um ambiente festivo e acolhedor: «Como é que reagi? Nem eu sei bem… acho que mesmo assim nem queria acreditar!» afirmou mais tarde. Questionado se gostara da surpresa, a sua reacção foi inevitável: «Claro que sim! É impossível de não gostar!». Os que não puderam acompanhar a Comissão de boas vindas e receber @Calvas na Portela encheram a sua timeline no twitter de mensagens, tentando saber minuto a minuto como estava a decorrer a missão #welcomecalvas e recebendo simultaneamente fotografias do aeroporto. Mais tarde, @Calvas agradeceu a todos os seus amigos no twitter, tanto à Comissão de boas-vindas, membros aos quais chamou «os maiores», como aos que inundaram o seu ecrã de amáveis mensagens de acolhimento, referindo que «assim é muito mais fácil regressar».
Terminada a missão, que todos os participantes declararam cumprida, Luís Lopes, também da Comissão de boas-vindas, fez o ponto da situação: «E foi assim mais um episódio do twitter. Obrigado a todos os participantes, aos rissóis, broa, às minis,...à mãe do @Calvas». E foi realmente um episódio do twitter, mas não apenas mais um. Foi algo inédito na história. Oito pessoas que não se conheciam de lado nenhum, que nunca se tinham visto na vida, que apenas tinham comunicado através do twitter, encontraram-se no aeroporto da Portela, em Lisboa, para receber e dar as boas-vindas a outra pessoa que apenas conheciam da Internet, e que regressava de uma longa viagem de avião. É inédito. E é uma fantástica prova de amizade
.
Publicado em Comunicamos

4 comentários:

Daniela disse...

Muito bom Raquel!

trapanita disse...

gostei, mas que grande recepção
:D

Acordem disse...

Mto fixe!

oculos disse...

Caramba, mas o twitter em Portugal faz história,não?