Rss Feed

Cinema de TERROR

O terror ou horror é um género cinematográfico cujas fontes de atracção são o medo e a surpresa provocados nos espectadores. É um género único, apreciado por todo o mundo, em particular pelo público mais jovem. A história do cinema de terror está marcada por vampiros, lobisomens, bruxas, espíritos, fantasmas, mortos vivos, personagens que, na sua maioria, provêm do imaginário literário, e são transpostas para o cinema. Os filmes de terror provocam fortes sensações, que podem ir da alegria ao choro; os arrepios que percorrem a espinha são apenas uma das suas particularidades. Há quem diga que o medo é um dos sentimentos que fazem as pessoas sentirem-se mais vivas e alegres. Será?

“Até agora eu ignorava o que era o terror: mas já sei. É como se uma mão de gelo agarrasse o coração. É como se o coração palpitasse, até rebentar, num abismo vazio.”. As palavras sábias de Óscar Wilde servem de mote a todos os realizadores que optam fazer do medo um negócio. Mais: cada filme de terror contém uma história interior, um drama, um romance, um motivo; não é simplesmente o medo que atrai espectadores ao cinema. Para além da adrenalina, das almofadas apertadas no peito, dos gritos de horror, do sangue a correr violentamente nas veias… Existe algo mais que nos faz ficar até ao final do filme e ver como tudo acaba. É a história. Um bom argumento, qualquer que seja o género, tem, normalmente, o sucesso garantido. Mas um bom argumento com terror à mistura, é sempre um filme que faz chorar por mais.
O Festival Internacional de cinema de Terror de Lisboa, MOTELx 2008, ocorreu no início do mês de Setembro, no Cinema São Jorge. O Dia das bruxas, também chamado Halloween, aproxima-se a passos largos - é já no dia 31 de Outubro. Com tanto horror na mira, cresce a curiosidade pelos filmes de terror, e vêm à memória clássicos como “O Exorcista” e “Drácula”. Recordamos dez dos melhores filmes de terror de sempre, para partilhar com os amigos na noite de Halloween.

Psico – Psycho
Alfred Hitchcock
1960

Marion Crane (Janet Leigh) encontra-se com o namorado Sam Loomis (John Gavin) em intervalos de almoço, e não podem casar porque os seus empregos não os remuneram suficientemente bem. No trabalho, Marion tem de depositar 40 mil dólares de um cliente, mas em vez disso, vendo uma oportunidade para recomeçar a sua vida, pega no dinheiro e dirige-se para a loja de Sam. Cansada após a longa viagem, apanhada no centro de uma tempestade, Marion abandona a auto-estrada e entra no Motel Bates. O motel é dirigido por Norman Bates (Anthony Perkins), que parece dominado pela mãe, por quem é obcecado.

O Exorcista – The Exorcist
William Friedkin
1973


Uma rapariga de doze anos, Regan MacNeil (Linda Blair), começa a exibir comportamentos estranhos, tanto fisicamente como na forma como actua; entre os quais uma força paranormal e a capacidade de levitação. A sua mãe, Chris MacNeil (Ellen Burstyn), com quem reside em Washington, EUA, apercebe-se desses comportamentos e procura acompanhamento médico. Quando todas as possibilidades médicas estão esgotadas, Chris procura a ajuda do Padre Damian Karras (Jason Miller), a sua última esperança para salvar Regan. Karras acredita que Regan está possuída pelo diabo, e conta com a ajuda do Padre Merrin (Max von Sydow) para tentar libertar da adolescente o demónio que está dentro dela.

Shining – The Shining
Stanley Kubrick
1980

O romancista Jack Torrance (Jack Nicholson) leva a sua esposa, Wendy (Shelley Duvall), e o seu filho, Danny (Danny Loyd) para as montanhas do Colorado, onde vai tomar conta do Hotel Overlook durante o Inverno, depois de aceitar esse emprego. O hotel repousa num local isolado e gélido. Durante a estadia, Danny começa a ter visões estranhas, sobre o passado do hotel, usando um dom telepático conhecido como “The shining”. Jack começa a exibir problemas mentais sérios, causados pelo excessivo isolamento, e torna-se cada vez mais agressivo, revoltando-se contra a própria família, relembrando a lenda que figura no hotel sobre um homem que matou a família e se suicidou de seguida.

Frankenstein de Mary Shelley - Frankenstein
Kenneth Branagh
1994


Viktor Frankenstein (Keneth Branagh) é um jovem médico que, devastado pela morte da mãe durante o parto, vive obcecado com fazer os mortos regressar à vida. As suas experiências levam à criação de um monstro (Robert de Niro), que Frankenstein cria juntando diversos restos mortais. Rejeitada pelo seu criador, a Criatura procura vingança. Viktor e a sua amada, Elisabeth (Helena Bonham Carter), procuram casar e viver uma vida normal, mas o monstro aterroriza as suas vidas.

Drácula de Bram Stoker – Dracula
Francis Ford Coppola
1992

Um jovem advogado, Jonathan Harker (Keanu Reeves), é solicitado numa vila misteriosa no Este da Europa. Quando chega ao seu destino, é capturado e aprisionado pelo imortal vampiro Drácula (Gary Oldman), que vive atormentado desde que, há centenas de anos atrás, a sua amada, Elisabeta, se suicidara, julgando-o morto em combate. Drácula parte para Londres, ao ver uma fotografia da noiva do jovem, Mina Murray (Winona Rider), que é a reencarnação de Elisabeta, e tenta reconquistar o seu amor, semeando o terror por onde passa.

O Aviso – The Ring
Gore Verbinski
2002

A jornalista Rachel Keller (Naomi Watts) começa a investigar uma série de mortes estranhas, entre as quais a da sua própria sobrinha. Os eventos incluem o visionamento de uma cassete, seguido do toque do telefone, e de uma voz misteriosa que avisa que a pessoa vai morrer dentro de sete dias. Parece ser uma lenda urbana, mas depressa Rachel percebe que o terror é real. Quando a jornalista e o próprio filho, Aidan Keller (David Dorfman), vêm o filme e recebem a chamada telefónica, ela é obrigada a correr contra o tempo para tentar salvar-se e acabar com a maldição.

A Profecia - The Omen
Richard Donner
1976

Robert Thorn (Gregory Peck) e a esposa, Katherine Thorn (Lee Remick), querem apenas uma coisa: ter um filho. Quando a criança nasce, um Padre que se encontra no hospital aconselha Robert a trocar o seu filho por uma outra criança, mais saudável, cuja mãe morrera no parto. Sem contar à sua esposa, Robert leva o filho que não é seu, Damien (Harvey Stephens), e as suas vidas regressam ao normal. Mas, passados alguns anos, eventos estranhos começam a suceder-se, levando Robert a acreditar que Damien é a encarnação do diabo.

Carrie
Brian De Palma
1976

Carrie White (Sissy Spacek) é uma rapariga tímida. Todos os colegas de turma a odeiam, e a mãe é uma fanática religiosa. Depois de um acidente embaraçoso nos chuveiros, os colegas gozam ainda mais com Carrie, o que desperta em Sue Snell (Amy Irving) um sentimento de pena. Então, Sue pede ao namorado, Tommy Ross (William Katt) para levar Carrie ao baile de finalistas. Entretanto, outra rapariga que foi banida do baile, planeia uma forma de embaraçar Carrie em frente a toda a escola. O que ninguém imagina é que Carrie tem o poder de mover objectos com a mente, e quando a irritam, ela transforma-se de uma rapariga inocente num monstro governado pela raiva.

Poltergeist
Tobe Hooper
1982

A família Freeling, Steve (Craig T. Nelson) e Diane (Jobeth Williams) vive com os filhos numa agradável aldeia. Certo dia, a filha mais nova, Carol Anne (Heather O’Rourke) começa a comunicar com o mundo sobrenatural através de um canal de televisão. Pouco mais tarde, os seres misteriosos, fantasmas, entram na casa dos Freeling. De princípio, parecem não fazer mal a ninguém, passando bons tempos com a família. Mas eles alteram o seu comportamento bruscamente, aterrorizando os Freeling, e raptando Carol Anne para dentro do seu armário, que parece ser a entrada para o outro lado.

Alien, O 8º Passageiro – Alien
Ridley Scott
1979

Enquanto regressa de uma missão profunda, a tripulação da nave espacial Nostromo recebe um suposto SOS de um planeta que está a passar. Ao descer até à sua superfície, alguns membros da equipa descobrem uma nave espacial, na qual se encontram milhares de ovos de uma criatura alienígena. Um dos tripulantes é atacado por um dos parasitas. Ao regressar à nave espacial Nostromo, a tripulação volta a rumar em direcção ao planeta Terra, mas a parasita, aparentemente morta, forma uma outra que causará muitos problemas aos sete membros da tripulação. Com Tom Skerrit e Sigourney Weaver.

0 comentários: