Rss Feed

Teatro

Podemos dizer que é arte. Podemos dizer que é um sítio onde os actores se mascaram e vivem uma personagem. Podemos dizer que é uma simples forma de diversão. Mas não é só isso. O teatro significa muito mais para alguém que aprenda a interpretá-lo. De princípio pode não parecer fácil, mas vale a pena arriscar.


A primeira coisa que nos vem à cabeça quando a palavra “teatro” é mencionada, é aquele sentimento de insegurança antes das peças. Sim, aquele nervosismo que só nos faz ter vontade de ir à casa de banho e de sair dali para não voltar. Só quem já praticou teatro é que sabe o que ele é, mas para quem nunca o viveu, vale a pena dizer que parece a pior sensação do mundo. Sentimos um “friozinho” na barriga e morremos de medo que as nossas falas sejam apagadas da nossa memória. Só há um sentimento que nos consegue tirar desse estado de transe; um e só um: aquele que sentimos quando pisamos o palco e damos conta de que há uma multidão imensa de gente a olhar para nós. Mas, estranhamente, não nos interessam as suas caras. É como se, de repente, tudo desaparecesse à nossa volta. E lá estamos nós, sozinhos. E sentimo-nos as pessoas mais felizes do mundo.
Resumindo, o teatro é isso mesmo: um conjunto de sensações que vivemos ao representar, em cima de um palco, uma personagem. E todo o universo que rodeia esse momento. Ao praticar teatro, sem sabermos, estamos a ganhar confiança em nós próprios e nos outros, e estamos a perder aquela vergonha que até lá nos tinha delimitado as acções. O mais difícil é conviver com a personagem e saber viver a sua vida. Mas é a praticar que se aprende e se ganha experiência. Nos dias a seguir à representação das peças, só nos apetece seguir a carreira de actores/actrizes, mas sabemos que não precisamos de concretizar esse sonho. Para nós, teatro será sempre um passatempo, e é assim que o queremos recordar.
Gostemos ou não do nosso papel, das nossas falas ou da própria peça, o teatro faz-nos sentir como o nosso primeiro dia de aulas; nervosos, mas super entusiasmados. Ele é mesmo assim. Faz-nos ser coisas que não somos, e faz-nos sentir coisas que nunca imaginá-mos sentir. Vivê-lo é a melhor sensação de todas. E será sempre.

1 comentários:

Sofia Faustino disse...

Teatro!!
O teatro é de facto isso tudo. O teatro é especial. Nao sei se sabes, mas nós conhecemos'nos... numa aula de teatro ha' uns 5 anos, foi o teatro que nos juntou e nos fez amigas :D
O teatro é um sitio onde se aparvalha, estou a falar do que? de irmos dancar com os pompons? e perucas? de nos rir'mos imenso, mas é claro que tem de se trabalhar muito... Mas trabalha'se com gosto :D "o teatro é uma arte que engloba todas as outras!"
E' divertido, e tambem consegue ser stressante! Sim, isto naquele diazinho em que temos de representar, em que sentimos o tal friozinho na barriga, e o nervossismo todo e vontade de ir a' casa de banho e dizer "oh meu deus!! eu nao me lembro do papel :S " mas é giro. Quando entramos no palco, esquecemos isso tudo, e eu pelo menos, tento esquecer que alguem me esta a ver, porque se olhase muito para o palco iriame dar uma vontade de rir...e tento ivitar isso :P talvez porque iria ver pessoas que conhecia... mas o teatro é uma mistura de sentimentos, faz'nos sentir bem, nervosos, e por vezes tambem tristes (Se nao correr bem, mas é claro que tentamos dar sempre o nosso melhor, e isso e' que interessa!) o teatro consegue fazernos passar por outras pessoas, no dia a' dia tambem usamos teatro, por exemplo, para dancar, e' preciso expressao curpural (teatro) para cantar (voz) etc... o teatro é um expectaculo :D
E nao te esquecas foi no teatro que nos conhecemos menina Raquel :P
hehe onde usamos aqueles fatos horriveis de polvos, xD
Olha a' tanta coisa para falar... mas acho que isto chega... era bem capaz de ficar aqui uma eternidade a falar de teatro.
:O
adoro-a Freira :P ahaha.